domingo, 6 de dezembro de 2009

EXPOENTES DO MUNDO CIENTÍFICO INTERNACIONAL FALAM SOBRE O XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE ONTOPSICOLOGIA


“Quero iniciar exprimindo a minha adoração pela criatividade enunciada pelo Prof. Antonio Meneghetti, que vemos expressa em muitas formas. Vemos através dos quadros, dos móveis, dos vários designs e inclusive por ter conseguido reunir um número tão variado de cientistas de todas as partes do mundo. Concordo com a observação de que as principais forças que se encontram para além da criatividade artística são forças interiores, ou melhor, é a externalização e a tentativa de comandar forças interiores, geralmente forças inconscientes e em conflito.”
Prof. B. Panter (EUA)

“Há muitos anos pratico a psicoterapia. (...) Como todos os meus colegas estudiosos, confrontei-me com este paradoxo: o homem possui em si todos os meios necessários para resolver os seus problemas, mas, de fato, geralmente ele não é capaz de superá-los sem a ajuda de outro ser humano. Eis porque o congresso me interessou. Entre todas as idéias, fixei duas predominantes: 1) a idéia de um inconsciente emotivo que exige um clima de relações humanas para desenvolver-se e ser fonte de êxito permanente; 2) o abandono, a este ponto generalizado, dos esquemas de pensamentos tradicionais, consentido somente por uma mais ampla visão fenomenológica”.
Prof. Jean Godin (França)

“Da sua abordagem integral à arte, à criatividade, à sociologia, a Ontopsicologia refina o sentido do que é sadio e biológico e do que é doente. A Ontopsicologia nos permite ver a realidade oculta atrás do fascínio.”
Prof. K. Javorszky (Áustria)

“Ontem à noite, quando pela primeira vez o encontrei, pelo seu sorriso, pelos seus olhos, pelas suas mãos, compreendi que me encontrava diante de um homem verdadeiro (...) Tive a sensação de um novo lugar onde não somente se encontraram os diversos países, mas mentes, espíritos, disciplinas, interesses, prospectivas, canções, desenhos, histórias e vidas humanas. (...) Sobretudo, todos estavam maximamente interessados no fenômeno da criatividade. ”
Prof. Frank Barron (EUA)

“É a primeira vez que durante um congresso sinto a sensação de dever ser examinado como se fosse para uma tese de láurea.”
Prof. Muntañola Thornberg (Espanha)



Foto de uma das mesas redondas do XI Congresso Internacional de Ontopsicologia – Pedagogia e Política: a Criatividade, realizado de 23 a 27 de maio de 1986, em Roma. Da esquerda para a direita: S. L. Carder, A. I. de Vore, B. Panter, A. Meneghetti, B. Sholevar, J. Muntañola Thornberg, K. J. Zerbe.

Trechos extraídos do dossiê Antonio Meneghetti: uma viagem de sucesso, publicado na revista Nova Ontopsicologia. Recanto Maestro: Ontopsicologica Ed., n. 2, março 2008. pp.39-41.

Nenhum comentário:

Postar um comentário